terça-feira, 6 de setembro de 2011

Don't worry...About a thing!


Bom, agora que minha internet voltou eu pude ver a discussão que se iniciou lá no grupo, então achei melhor passar pro blog de uma vez. Talvez tenha sido meu erro não deixar claro minhas intenções desde o início da aventura.

O negócio é o seguinte, temos um grupo de 4 aventureiros no qual apenas 2 lutam (Gui e Mix), enquanto o personagem do Loba parece um tanto quanto indeciso na sua utilidade na vida e o do MT provavelmente nunca vai erguer uma arma na vida. Eu poderia fazer uma aventura com combates pertinentes para os dois "guerreiros" do grupo mas acho que ficaria chato para aqueles que não lutam, ao mesmo tempo que não seria justo dividir a experiência com aqueles que não participaram.
A idéia foi, então, de criar combates com dificuldade mais elevada, obrigando o grupo a se unir de formas diferentes na criação de estratégias para alcançar a vitória, ou seja; nada de ficar na frente do bixo e começar a rolação de dados como num ataque de fúria entre duas (ou mais) bestas selvagens.

Acho que essa seria a melhor forma de aproveitar todos os personagens por igual, mas para que isso funcione preciso que todos adotem essa perspectiva de jogo. Se a idéia desagrada alguém, bora pensar numa maneira melhor de fazer o jogo rolar numa boa então.

Vamos tentar negociar o dia da próxima sessão também.

19 comentários:

Acho legal a idéia!
Certas vezes combates são inevitáveis e nosso grupo realmente não é dos mais normais. O próprio combate contra o Redcap mostrou um erro de estratégio nosso: fomos com apenas uma coisa planejada e ela deu completamente errado. Temos que ter mais planos.
Quanto ao personagem do Tops, achei o background dele legal e ele tem se saído muito bem como uma espécie de batedor/ranger.
abraço!

Pois é, mas eu não disse que o personagem do Top é raso ou algo assim, só acho que é um rapaz que precisa de um pouco mais de experiência (e com isso eu quero dizer, níveis!) para conseguir se focar legal no que ele quer.

Mas Fox, ce tá dando pontos de experiência só por combates? E a interpretação? Não conta? Eu to me esforçando pra fazer um personagem puto e indecido na vida. Ele realmente não sabe o que vai fazer, muito embora eu, enquanto jogador, já tenha um plano para ele. Eu to focando mais na interpretação do que nos combates. Não tenho ilusões quanto à capacidade de combate dele, mas mesmo assim eu sou chato e brigão, mas por pura interpretação. Por momento nenhum eu achei que iria ganhar uma briga contra o Lerry, muito menos contra o Redcap. Eu pretendo continuar com ele dessa forma.

Acho que depois da morte do personagem do El-bah ele pode passar a encarar as coisas de uma outra forma. Tipo um "a ficha dele tá começando a cair".

Eu gostei da aventura do jeito que transcorreu até agora, devo lembrar.

Comentários em tópicos:
1. Adorei a foto do post!!
2. Para fazer boas estratégias, precisamos dominar mais as regras de combate.
3. Alguns níveis a mais ajudaria o grupo, principalmente os personagens que serão multiclass, para definir mais a posição deles dentro e fora das batalhas.
4. Fox, prefiro fazer outro personagem. Acho que vou continuar como guerreiro, mas vou mudar as características. Mas acho legal deixar o morto realmente morto.
5. Acho que estava interpretando razoavelmente meu personagem. Era bem no estilo que eu tinha comentado com vcs naquele dia na casa do Fox. De toda sorte, gostei do "ficha caindo" do Top. uhauhauhahua!
6. E venhamos e convenhamos, se nós tivessemos ganhado a batalha, acho que vcs teriam quebrado menos o pau em mim... Espero que vcs meçam melhor as palavras, para evitar confusões... Eu adoro brincar com vcs e vcs sabem disso, mas tem limite. Então... ponto final!
7. Vcs acharam SIM, que poderiam ganhar a luta contra o Redcap, tanto é que ficaram lá até quando eu e o nosso amigo monstro (não sei escrever o nome dele... hahaha) tombamos...
8. Melhor maneiramos nas palavras e nas críticas, para não avacalhar o jogo (e estou incluindo-me nesse tópico).
Abraços a todos.

Por que não faz um paladino, Guilherme? Você usou a sua ficha de guerreiro como se ele fosse um paladino. E, até onde me lembro, e também tenho a gravação aqui, você mesmo falando que seu personagem era mais paladino do que guerreiro.

Elba, claro que achávamos que dava pra ganhar, senão eu não tinha nem ido! Mas o bicho passou emt odos os testes de resistência...
E Tops, acho que o que o Fox quis dizer é que a XP de combate não seria justo dividir por igual. Até onde me lembro ele nunca deu XP só por combate...
e tb achei o transcorrer da aventura legal e curti os personagens do pessoal

É claro que o Xp de combate não é justo dividir por igual. Contudo, é a primeira campanha do Fox que eu jogo. Então eu aferi, errado obviamente, que ele daria XP só por combate. My bad.

Mas eu gostei de interpretar esse cara. Quero continuar com ele, isso, é claro, se o Fox não passar a corda no pescoço de todo mundo.

ora, as estratégias não precisam ser necessariamente baseadas em manobras de combate previstas no livro.

Alguns níveis a mais virão quando conseguirem vencer o primeiro desafio ué, aliás, com niveis de encontro elevados, é bem possível que os personagens subam de nivel mais rápido que o comum, o que acaba compensando vocês precisarem de 1 seção inteira ou mais pra matar um bixo.
gui, eu iria preferir que você continuasse com seu personagem já que a história está sendo desenvolvida para que vocês encontrem o traidor e provem a inocência de vocês (querendo ou não voltar para o exercito).
Eu não costumo ressussitar personagens (e você sabe disso) e só faço isso agora porque sua morte já estava prevista na historia (não pelo redcap mas...sem problemas em adiantar algumas coisas). Depois disso você fica por conta própria huahuaua
mas também se quiser mesmo fazer outro personagem, não posso fazer nada para impedir.

Top, o pior que vocês quase derrubaram o lerry; acho que se você tivesse acertado aquele ultimo ataque ele cairia antes de você huahaua

Aliás, que bom que estão gostando dos personagens e da aventura até o momento, sempre fico preocupado.
Eu também estou gostando dos personagens, tanto que tentei adaptar a aventura ao grupo todo.
Só espero que eles fiquem mais amigos ao longo das aventuras huahau
(muitas palavras repetidas mas foda-se)

Quanto à união do grupo, acho que nessa última sessão as coisas já melhoraram bastante.
E também é visível a maneira como cada um vai se encaminhando para ocupar o lugar dentro do grupo.

Maldita falha crítica. Também achei que a gente tava mais unido.

mas eu não estou falando de união, estou falando de amizade. É diferente um grupo estar unido apenas para alcançar um objetivo em comum e estar unido (também) porque gostam uns dos outros.

Então, no alto da minha quase absoluta ignorância dos meandros do role-playing, fico com a impressão que ás vezes nos ´´metemos`` demais nas resoluções interpretativas dos nossos personagens. Eu particularmente achei o Argos tão bacana quanto qualquer outro, embora tanto o nível quanto as circunstâncias do próprio jogo não o tenham favorecido (o que pra mim é a grande mágica desse jogo). Acho que devemos respeitar o estilo de jogo de cada um e tentar criticar e/ou meter o pau no personagem do outro DENTRO do jogo através dos nossos próprios personagens. Mas enfim, gostei muito do jogo e nem fico pensando em mudar a forma como transcorreu, simbora pro próximo !!!

concordo com o mix, principalmente em: "Acho que devemos respeitar o estilo de jogo de cada um e tentar criticar e/ou meter o pau no personagem do outro DENTRO do jogo através dos nossos próprios personagens"

o loba adora um pau no cu de graça

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