sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Você Não Precisa Mudar o Mundo

"O contrário de fanatismo é humor"

E não estou falando aqui apenas de rir dos próprios erros, mas fazer piada com as próprias crenças,medos e certezas é a principal característica de uma mente sadia.

A idéia me veio ao asssitir mais uma dessas discussões de internet. Como o mix e eu sempre comentamos, nesses debates - sobre séries,religião,vídeos no youtube que seja - sempre aparece dois tipos de pessoas, os que entendem errado, e os que começam uma bagunça porque sabem que os primeiros entenderam errados e arrotam suas idéias que também não tem nada a ver.
Como o sábio matheus disse uma vez, se Deus existir, ele provavelmente está no céu, fazendo o maior "facepalm" de toda a história e dizendo "Vocês entenderam tudo errado...".
Nós, é claro, nunca entramos nessas discussões. Por que? Porque simplesmente não tem motivo nenhum, é uma batalha perdida tentar fazer os outros mudarem de opinião. Importante é tambem ter a consciência de que sua opinião também possa estar errada.

"A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sábio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha de sua própria tolice."
- Musashi (Livro)

A educação é um processo que dura uma vida inteira, é muita prepotência acreditar que, talvez com um tom arrogante, você possa mudar as várias opiniões que uma pessoa construiu em toda sua vida, ela simplesmente não deixará isso acontecer! A única pessoa que muda de opinião e adquire conhecimento é aquela que busca esse conhecimento.
Talvez por isso a técnica dos psicólogos; eles nunca dizem o que deve ser feito, eles apenas perguntam..e perguntam..e apontam...

Essa discussão já caiu na turma algumas vezes: lembro da época em que os ateus eram aquelas pessoas que não seguiam nenhuma religião. Hoje em dia, ao contrário, ateísmo se tornou sua própria religião! Não satisfeitos em não acreditarem, eles agora devem convencer TODO O RESTO DO MUNDO que estão errados.
O mesmo acontece com os cientistas. A briga Religião x Ciência é uma briga constante na humanidade, mas os dois lados compartilham muitas idéias e parecem nem perceber isso.
É comum num debate desses o religioso apontar que a religião começa no ponto em que a ciência não consegue explicar mais e a resposta do cientista geralmente é "As coisas não explicadas pela ciência serão explicadas um dia". Ora, se isso não for fé, não sei o que é.

Parece ser obra das mídias essa mensagem de "mude o mundo". O problema é que ele pode mudar pra pior! As vezes tenho a impressão que as grandes mentes do mundo estão desacreditadas e deprimidas enquanto os "comuns" tentam desesperadamente fazer alguma coisa pra mudar o mundo, armados de suas idéias erradas e influenciáveis. A linha entre um herói e um tolo é tênue, e muito! Daí aparecem coisas ridículas como a eleição do tiririca, e o povo achando bonito falando que é voto de protesto. Isso me lembra uma placa de protesto que vi esses dias na internet, não me lembro do contexto, mas isso seria como "tirar a virgindade de algumas moças como protesto a favor da castidade" (a placa também não era bem assim mas a mensagem é a mesma haha).

Acho que o tema rende muitos exemplos e comentários e por isso encerro por aqui e deixo que vocês me ajudem nessa. Perdão pelas idéias meio desorganizadas, fui escrevendo a medida que pensava e as idéias são frescas. O plano inicial era fazer um filme ou um vídeo com esse tema, ou talvez um documentário, ou ainda um filme em formato de documentário. Fico dependendo de vocês para trabalhar melhor essas idéias.

Você não PRECISA mudar o mundo, mas se você realmente QUER fazer isso, entre nessa luta direito! Não adianta entrar numa creche e reclamar que todo mundo lá é infantil. Não adianta fazer campanha no Facebook contra algum político, agora entrar em um partido e tentar mudar as coisas por dentro é ooooutra história. Alguém que realmente faça algo vale mais que um exército de pessoas indignadas(comentando no facebook hahah!).Essa é a minha opinião, que também pode estar errada.

10 comentários:

"A linha entre um herói e um tolo é tênue"
genial isso.

E fiquei feliz de vc ter usado a citação do Musashi, tão invocada em tantas conversas nossas...

Acho que o Tops vai concordar bem com o seu texto, principalmente o último parágrafo, tendo em visto seus recentes comentários enfurecidos no facebook.

Concordo com su texto e acho que se vc conseguir transformar isso em documentário vai ficar bem legal. Quanto ao fato de tentar mudar a opinião dos outros, acho o q vc disse bastante válido. O fato de eu falar em um "tom diplomático" (nas palavras do João Paulo) vem muito do fato de que mesmo quando eu me considero certo, não descarto a chance de estar errado. Dessa maneira, que direito tenho eu de tentar impor aos outros meu ponto de vista?

Espero que vc insista nessa idéia de trabalho e a transforme em algo concreto!

Muitas vezes eu e o fox concordamos sobre um assunto mas o discutimos tomando lados opostos. Isso pode parecer contraditório, mas fomenta a discussão e faz com que ambos tenham mais argumentos posteriormente.
Essa é a beleza do diálogo, tantas vezes já mudei de opinião após conversas com o fox, em assuntos que em minha mente estavam inertes e superficiais.
Concordo com o texto, recentemente um assunto interessante foi discutido no nerdcast, essa apatia crônica do homem comum, que se sente confortável em sua bolha de ignorância e se gaba de ser malandro e de deixar a vida o levar...
Um bom exemplo é aquele apetrecho usado por carroceiros para limitar o campo visual do cavalo, para que ele só veja o caminho a ser percorrido, talvez a pessoa que o inventou tenha observado o comportamento social dos próprios carroceiros...

Bicho, é claro que eu concordo! Eu acho que é um mau gosto muito grande as pessoas se sentarem atrás de um computador e sair publicando textos revoltados e pedir por compartilhamento e também uma imbecilidade das grandes. É válido, sim, mas nem um pouco efetivo. No Brasil isso não passa de mais um grito mudo da nossa geração que quer se identificar com alguma coisa, creio eu.

As pessoas querem protestar, mas nem os direitos delas, elas conhecem. Estava ontem ainda assistindo um vídeo na casa de uma amiga que faz Direito sobre isso.

Me lembra o que o Arnaldo Jabor publicou no Twitter dele uns tempos atrás. Na Grécia, no Egito, na Europa os estudantes vão pra rua e quebram tudo (não que eles sejam melhores do que nós). Mas aqui no Brasil, ah, aqui eles se sentam na frente do Facebook e publicam: "CHEGA DE CORRUPÇÃO! SE VOCÊ É A FAVOR DESSA CAMPANHA CONTRA A CORRUPÇÃO, COMPARTILHE! ESTÁ NA HORA DE AGIR"!

Cara, se todo mundo saísse dessa apatia dita pelo Leprechaun e fizesse a sua parte, um pouquinho a cada dia, nós teríamos muito mais coisas no mundo.

Excelente a ideia Fox!

Semana passada a professora de processo penal estava comentando sobre os trabalhos e palestrar sobre bio-ética que ela faz. E ela fez uma reflexão igual à sua, de que Religião e Ciência, hoje, não são opostas ou complementares, são EXATAMENTE A MESMA COISA!

Trocou-se a certeza da palavra de Deus pela certeza da palavra da ciência... o ditado "Deus quis" nunca esteve tão próximo do "cientificamente comprovado".

Os caras provam cientificamente uma coisa (seja lá o que isso quer dizer... =P) e, poucos anos depois, mudam de ideia pq ficou "cientificamente comprovado" que outro fenômeno não enquadra nos modelos científicos outrora propostos... Acho isso SENSACIONAL!

Quanto aos posts do facebook, acho que a iniciativa é válida... mas como diz um amigo meu, "pensamentos - ações = tempo perdido". Também acho que não adianta nada ficar teclando algumas frases de indignação no facebook e não fazer porra nenhuma. Vou frisar o comentário do Top sobre os estudantes quebrarem tudo... Acho que é isso mesmo que tem que acontecer!!! O problema é a dificuldade de mobilização da massa, que é o grande veículo de mudança.

Eu, particularmente, acho que só se altera um paradigma com morte, sofrimento e sangue! A história já "provou cientificamente" isso com a Revolução Francesa de 1789, a 2ª guerra mundial, o Xogunato no Japão, a Revolução comunista na China, as ditaduras militares no Brasil, Chile e Argentina, e por ai vai...

Mas como disse o MT, nem sei se isso tudo que coloquei é o "correto" também... De todo modo, lembrando o Tao Te Ching, a única imutabilidade é a própria lei da mudança, da diversidade!

Cada comentário é quase tão grande quanto o texto em si! hahaha

E sobre a pendenga Ciência x Religião: consigo enxergar apenas uma pequena vantagem na ciência: ela reconhece (como muitas vezes já ocorreu na história) de que, em alguns momentos, seus paradigmas precisam ser refeitos.

Sei não ow... a religião também.... vide os pedidos de desculpa do João Paulo II e a aceitação, pela igreja católica, de cartas psicografas (mostrando que a igreja muda seus paradigma até em relação a outras religiões, ou ciências!)

Elba, quantos anos depois de tantas "provas" seguidas??
A igreja mudou por falta de força ante oposições populares. A ciência muda ante a força dos fatos.

Sinceramente não vejo como "vantagem" reconhecer que paradigmas precisam ser refeitos. Vejo isso como uma característica. Como o El disse, a religião também reconhece (ainda que por falta de aprovação popular), mas muda. Ambos mudam, Ciência e Religião, a única variante é a velocidade com que o fazem. Mas ambos também têm seus defeitos e suas qualidades. Não é a Ciência que vai explicar a Vida, o Universo e Tudo Mais e nem a Religião, mas nós precisamos dos dois, porque ambos nos dão esperança à sua maneira de acordo com seus pontos de vista. Citando Sto. Agostinho: "A Ciência nos explica como o Paraíso funciona. A Religião ensina como chegar nele".

Diante disso eu acho que Ciência e Religião deviam largar de viadagem e trabalhar juntos, que é o que o Ocultismo vem fazendo desde que a humanidade se entende por humanidade. Desde Atlântida, na verdade. No mais, pra finalizar, nosce te ipsum para vossas mercês.

Acho que me expressei mal, Tops. Por vantagem, não entenda como uma sendo efetivamente melhor que a outra. Só acho esse ponto uma diferença grande e bastante significativa, mostrando que essas duas entidades tratam as coisas de modos bastante distinto. Assim, não faz sentido que as duas briguem. Elas simplesmente tratam de coisas distintas. E quanto aos problemas de fronteira, do tipo "de onde viemos", continuam a pertencer às duas partes, mas como ambas as abordam de forma muito diferente, continua a não haver necessidade de discussão. Tanto são complementares (e não opostas), que, como Tops (e o Anísio) bem disse, "A Ciência nos explica como o Paraíso funciona. A Religião ensina como chegar nele".

Eu comentar, mas você encerrou a discussão. Seu puto. ¬¬

Postar um comentário